PORCENTAGEM
Aula de Matemática-
Porcentagem -8º Ano
Dados históricos dizem que a
porcentagem surgiu em Roma, por volta do ano IX D.C, quando o imperador romano
decretou a cobrança de vários impostos, entre eles o centésimo, cobrado sobre
todas as mercadorias vendidas no mercado público. O cálculo era bem simples:
dividia-se o valor das mercadorias por cem e retirava a quantidade de
centésimos necessários, equivalendo, cada centésimo, a uma das cem
partes.
Naquela época, os romanos utilizavam as letras
pc para indicar porcentagem. Por exemplo, 10% era escrito X p.c, mas os
símbolos foram evoluindo e chegou-se ao que atualmente conhecemos, %, que é a
representação gráfica do número 100.
o
Sete por cento de desconto Cinco por cento de comissão
o
Prejuízo de quinze por cento
Vamos
estudar estes conceitos: Razão centesimal
As
razoes cujos consequentes são iguais a 100 são chamados de razões centesimais.
Exemplos:
Porcentagem-
O símbolo é representado por %, quer dizer por cento=100.
Exemplos:
a)
hando a o calculo na forma de taxa centesimal:=50%
Atividade de matemática
1º)
Escreva as razões na forma de taxa porcentual:
a)
a)
4%
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a)Qual
o número total de quadrinhos?10 b)Qual o número de quadrinhos
riscados?6
c)Qual
a taxa percentual de quadrinhos riscados? 60%
9
brancos 18
amarelos 23
vermelhos |
b)
Qual a taxa percentual dos cartões amarelos?36%
c)
Qual a taxa percentual dos cartões vermelhos?46%
Comentários